quinta-feira, 26 de setembro de 2013

10 dias fora da cortina de fumaça

Depois de uma semana sem cigarro, hoje comemoro 10 dias deixando a fumaça pra trás. É curioso perceber que a vontade de dar um pito veio sim, mas numa intensidade bem menor do que eu poderia imaginar. Talvez pelo alto consumo de água dos últimos dias, talvez por um tipo de atitude mental que venho tomando, não sei explicar ao certo. Digamos que essa "facilidade" tem me preocupado um pouco, por assim dizer. Sabe quando a esmola é demais? O santo desconfia, principalmente o santo mineiro, por default ressabiado como poucos.

Saindo da cortina de fumaça
Saindo da cortina de fumaça


Mas tem essa atitude mental que mencionei há pouco. Que tipo de atitude é essa? Sei lá, mas acredito que as circunstâncias que me fizeram realmente interromper o tabagismo causaram um certo "conformismo do bem", quase um sentimento de impotência e derrota diante de um fato inevitável, iminente. Eu pensei que poderia morrer. E tinha razão, para isso basta estar vivo, mas é que andei experimentando algumas crises de apneia e falta de ar, principalmente à noite. Isso me forçou a fazer uma escolha inconsciente, entre ignorar os riscos e continuar como estava, ou parar com o cigarro e me dar alguma perspectiva.

Além do mais, não acho normal um cara de 33 anos de idade estar ofegante depois de 3 pequenos lances de escada. Ao pensar na extensão da vida que me resta, a conclusão é um tanto óbvia: não tenho tanto tempo sobrando e preciso viver com mais qualidade do que tenho vivido.

Enfim, tenho me sentido bem e não acho que venha a recair, um risco que sempre existe. Me sinto aliviado pelos primeiros dias, quando o risco era ainda maior. Agora que alcancei 10 dias sem fumar, me sinto no direito de acreditar nos próximos 10 dias, 10 semanas, meses e anos.

Este post é praticamente um desabafo, mas daqui em diante devo focar em textos mais práticos e úteis sobre como parar de fumar e seus benefícios. E aproveito para agradecer a todos que se manifestaram lá no Facebook a respeito deste blog e da minha atitude. Vocês não fazem ideia da força que me transmitiram com isso!

Obrigado a todos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário