segunda-feira, 21 de outubro de 2013

5 dicas para parar de fumar AGORA!

Olá amigos!

Como sabem, completei na semana passada um mês sem fumar, e por isso me sinto confortável para contribuir com algumas dicas que me ajudaram  a vencer este período sem o tabaco. Deixo aqui as primeiras 5 dicas de como parar de fumar sem muito sofrimento - bem, pelo menos foi assim comigo. Vamos lá:

5 dicas para parar de fumar AGORA!



1) Beba água. Muita água!

O lance é o seguinte: Você parou de consumir algo que causa (muita) dependência, e a nicotina ainda está circulando no seu sangue com força. Você, como fumante, deve saber que a boca seca dá vontade de fumar - pelo menos na maioria das pessoas. E você também deve saber que a água tem, como uma de suas principais funções, limpar o nosso sangue, eliminando as impurezas na urina. Então meu amigo, você precisa beber cerca de 4 litros de água por dia. Não é fácil não, mas é possível, e além de camuflar a vontade de fumar e ajudar na eliminação da nicotina no sangue, você ainda fica com a mão ocupada e não fica naquela neura de querer segurar um cigarro.

2) Corte os gatilhos do fumo

Beber cerveja dá vontade de fumar. Um cafezinho dá vontade de fumar. Estar perto de fumantes dá vontade de fumar. Ver gente fumando dá vontade de fumar. Sentir o cheiro do cigarro dá vontade de fumar. Precisa explicar? Quanto menos estímulos a favor, menor a probabilidade de você recair e comprar um Derby picado na banca de revista. Procure eliminar essas situações que te levam a fumar ao máximo, e será mais fácil parar. Procure identificar na sua rotina os momentos em que era praticamente "sagrado" fumar, e mude. Você só tem a ganhar.

3) Mexa esse traseiro gordo

Não sei se mencionei, mas já tentei parar de fumar em outras ocasiões, e algumas delas com um certo sucesso. Numa dessas, fiquei quase um ano sem fumar quando treinava jiu-jitsu com alguns amigos, numa pequena academia perto de casa. Por causa de uma lesão, tive que parar com os treinos, e entrei na faculdade, ou seja: Troquei noites de muito treino físico e lutas épicas por computadores, aulas e botecos. Adivinhe o resultado.
Independente de qualquer coisa, seja uma arte marcial ou apenas uma leve caminhada, um exercício físico vai te ajudar a ficar longe do cigarro.

4) Mude seus hábitos

Essa é muito parecida com a nº2, mas vai um pouco além. Você precisa não só cortar os momentos e hábitos que te levavam a fumar, mas também precisa ter atitudes mais saudáveis na sua vida. Que tal trocar o café depois do almoço por um suco, ou mesmo água? E o que acha de subir ou descer alguns lances da escada ao invés de pegar o elevador?
Importante: Escove os dentes logo após o almoço! Aquele gostinho da comida na boca, mesmo que por alguns minutos, pode ser o bastante para te levar direto a uma recaída bem desagradável.
Pode parecer bobagem, mas pequenos gestos que te aproximam de uma vida mais saudável, te distanciam do cigarro. Bote fé.

5) Compartilhe!

Saiba você que este blog não se trata de alimentar meu próprio ego. Não pretendo com ele me vangloriar ou me desfazer das pessoas que fumam. Este blog é nada mais do que uma atitude de compartilhar meus esforços e, principalmente, meu orgulho por ter parado de fumar. E além disso, é um compromisso assumido publicamente com a minha própria saúde e com os leitores; parar de atualizar esta página seria assinar meu atestado de fracasso diante desta iniciativa anti-tabagista. Quem sabe você não pode se beneficiar de um blog também? Crie coragem! Se eu estou conseguindo, você também pode.

---
E aí, o que achou dessas dicas? Comente se você achou inspiração aqui para tomar alguma atitude saudável!

Obrigado a todos e até mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário